quarta-feira, 19 de maio de 2010

Crises graves de asma em crianças

Crises graves de asma em crianças


Um estudo realizado em um hospital de Joinville, em Santa Catarina, indica que a asma aguda grave ocorre com mais frequência em crianças com menos de três anos de idade e do sexo masculino. Estudo que foi apresentado no Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria, indicou que quase 60 % dos 74 pacientes internados com asma aguda grave eram do sexo masculino e metade dos casos era de crianças com menos de dois anos de idade (média de 3,2 anos).
Os pesquisadores notaram que um dos principais desencadeadores das crises de asma é o tabagismo passivo em relação as pessoas que fumam na casa: cerca de 38 % dos pacientes tinham relato de tabagismo passivo. Segundo os especialistas, além da fumaça do cigarro, poeira e contato com animais e plantas, além da presença de mofo, são indicados por diversos estudos como fatores de risco para crises de asma em crianças.
As crianças ficam internadas, em média, seis dias no hospital, com 8 % dos pacientes tendo passagens pela UTI pediátrica. Quanto ao tratamento administrado, quase um terço dos pacientes internados receberam penicilina cristalina, cerca de 20 % receberam beta-agonistaspor veia, e 47 % necessitou de oxigênio suplementar, com duração média de 1,8 dias. Além disso, quase 12 % já utilizavam corticoide inalado preventivamente.
A grande maioria (85 %) dos pacientes pediátricos com asma aguda grave residia em zona urbana.


Fonte: Cong. Bras. Alergia em Pediatria. 08 a 11 de abril 2010.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br