sábado, 8 de maio de 2010

Ergonomia

O QUE É ERGONOMIA?


ERGONOMIA: palavra de origem grega.

ERGO = que significa trabalho NOMOS = que significa regras

Uma Definição: "Estudo entre o homem e o seu trabalho, equipamentos e meio ambiente".

A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo, com a necessidade de se proteger e sobreviver, sem querer, o homem primitivo, começou a aplicar os princípios da ergonomia, ao fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais.

Mas, foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos.

Foi na segunda Guerra Mundial que os aliados agrupados com os mais diferentes biotipos jamais visto em um exército que começaram a perceber que o armamento precisava ser projetado, montado, desmontado e usado em função do "tamanho" do soldado ou serviço de engenharia.

Foi a junção da tecnologia com as ciências humanas com a criação da engineering psychology, com as primeiras entidades mais importantes: INGLATERRA 1949 Ergonomic Research Society e EUA 1961 International Ergonomics Association - 40 países.

Como podemos notar, a ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental, nas atividades diárias.

Podemos aplicar estudos ergonômicos no lar, no transporte, no lazer, na escola e principalmente, no trabalho, ou seja, em qualquer lugar.

As duas tendências

Ergonomia dos métodos e das tecnologias, americana, contínua necessidade de adaptação da máquina ao homem.

Ergonomia da organização do trabalho, européia, estudo da inter-relação entre o homem e o trabalho, como o homem “sente” e “experimenta” o trabalho.

Tríade básica da Ergonomia:
Conforto
Segurança
Eficiência

A perfeita integração entre as condições de trabalho e a tríade: Conforto – Segurança - Eficiência do Trabalhador, pode ser considerada a busca da ergonomia

Para se atingir este objetivo:

Anatomia – Fisiologia - Biomecânica (postura) – Antropometria – Psicologia – Engenharia - Desenho Industrial – Informática – Administração, é o caráter interdisciplinar da ergonomia que tanto nos fascina!

ERGONOMIA = CIÊNCIA DO CONFORTO.

A ergonomia tem sido fator de aumento de produtividade das empresas e da qualidade do produto bem como da qualidade de vida dos trabalhadores, na medida em que a mesma é aplicada com a finalidade de melhorar as condições ambientais, visando à interação com o ser humano.

A ergonomia estrutura-se a partir dos conhecimentos científicos sobre o ser humano, isso é, sobre suas características psicofisiológicas, para a partir deles, conceber equipamentos ou modifica-los e não o contrário, isso é, aplicar o conhecimento em máquinas para depois procurar a pessoa certa.

A verdadeira ergonomia, muito pouco conhecida, a ergonomia de concepção, que planeja, estrutura todo o projeto a partir dos dados referentes do ser humano.

A ergonomia estuda a situação de trabalho como:

Atividade, Ambientes Físicos, Iluminação, Ruído, Temperatura, Posto de Trabalho, Dimensões, Formas, Concepção, etc.

Buscando dar o máximo de conforto, segurança e eficiência.

Os quatro tipos principais:

1. Ergonomia de Correção
Atua de maneira restrita modificando os elementos parciais do posto de trabalho, como: Dimensões, Iluminação, Ruído, Temperatura, etc.

Tem eficácia limitada

2. Ergonomia de Concepção
Interfere amplamente no projeto do posto de trabalho, do instrumento, da máquina ou do sistema de produção, organização do trabalho e formação de pessoal.

Ao Iniciar, Modificar, Aumentar seu Escritório, sua Linha de Produção, seu Trabalho, Consulte um especialista em Ergonomia.

3. Ergonomia de Conscientização
Ensina o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho.

Boa postura, uso adequado de mobiliários e equipamentos, implantação de pausas, ginástica laboral (antes, durante e depois da atividade)

4. Ergonomia Participativa

Estimulada pela presença de um Comitê Interno de Ergonomia (CIE) que engloba representantes da empresa e dos funcionários, utiliza as ferramentas da ergonomia de conscientização para que haja o pleno usufruto do projeto ergonômico, seja esse implementado pela ergonomia de concepção ou de correção.

Ergonomia de Conscientização:

É fundamental para a obtenção dos objetivos propostos pelo projeto ergonômico, pois é pela realização de treinamento, palestras, cursos de aprimoramento e atualização constante que é possível educar o funcionário acerca dos meios de trabalho menos prejudiciais para a sua saúde individual e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe todos os benefícios das propostas ergonômicas para a saúde da coletividade.

Algumas Definições:

Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para os engenheiros conceberem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalho que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência.
Murrel, 1949 - Britânico.

O esboço da ergonomia ou ciência do trabalho baseada sobre as verdadeiras avaliações das ciências da natureza. Ciência do uso das forças e das capacidades humanas no trabalho
W. Jartrzebowski, 1857

Um conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência.
Wisner, 1987


Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br