O que é broncoscopia?
Broncoscopia é um exame que permite o médico olhar as vias aéreas através de um instrumento fino, chamado broncoscópio (figura)
Quando é indicada a broncoscopia?
A broncoscopia é indicada em várias situações:
- Para identificar problemas das vias aéreas, que podem se expressar por escarros com sangue, tosse ou falta de ar.
- Realizar biópsias quando a radiografia de tórax ou a tomografia mostram manchas anormais, não diagnosticadas por outros meios.
- Para remover corpos estranhos que bloqueiam as vias aéreas.
- Para controlar sangramento (ver hemoptise).
- Para diagnosticar e avaliar a extensão em casos de tumores de pulmão.
Como se preparar para a broncoscopia?
Você deverá assinar um consentimento para o exame, após explicações a respeito da indicação, riscos do exame e o que se espera dos resultados.
Diga ao médico se você:
- Usa alguma medicação
- Tem alergia a quaisquer medicações, incluindo anestésicos.
- Tem problemas de sangramento ou se você toma medicamentos para “afinar o sangue” como aspirina, clopidrogel (Plavix) ou varfarina (Marevan).
- Está ou pode estar grávida.
O médico pode pedir outros exames antes da broncoscopia, tal como hemograma completo, exames para coagulação, gasometria, ou testes de função pulmonar.
Não beba nem se alimente por pelo menos 8-10 horas antes do procedimento. Consiga alguém para dirigir de volta para casa após o exame. Leve as radiografias e tomografias mais recentes.
Como é feito o exame?
Alguns medicamentos podem ser dados antes do exame para secar as secreções da boca e vias aéreas.
O exame é feito em geral após o uso de um sedativo; você pode permanecer acordado, mas ficará sonolento durante o exame. Um anestésico local é aplicado ao nariz e à boca, antes da passagem do aparelho.
À medida que o broncoscópio é avançado nas vias aéreas, anestésico é aplicado para evitar a tosse.
Quais são os riscos?
Broncoscopia é geralmente um procedimento seguro. Embora as complicações sejam raras, o seu médico irá discutir quaisquer riscos com você. Complicações que podem ocorrer incluem:
- A agulha usada para coletar um pedaço de tecido pode perfurar a pleura e resultar em acúmulo de ar no espaço pleural, produzindo um colapso parcial do pulmão (pneumotórax)
- Sangramento
- Infecção
Depois do exame:
Lique para seu médico imediatamente se você:
- Tossir mais de 2 colheres de sopa de sangue
- Apresentar dificuldade respiratória
- Tiver febre mais de 24 horas. Febre com temperatura abaixo de 38º C logo após o exame pode ocorrer, mas isto não deve causar preocupação.
Resultados
Logo depois do exame o médico faz um relatório, anotando o que foi observado e os procedimentos (como biópsia, lavados) realizados. Se biópsias foram feitas os resultados deverão estar disponíveis em 2 a 4 dias.
Os resultados nem sempre serão conclusivos: os fragmentos de biópsia podem ser pequenos como ocorre nas doenças difusas ou mesmo tumores.
O exame poderá ser repetido nestes casos, ou outros procedimentos, como biópsias por cirurgia podem ser necessários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário