sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Ginástica Laboral

DEFINIÇÃO DE GINÁSTICA LABORAL

É a combinação de atividades físicas que tem como características comuns, melhorar, sob aspecto fisiológico a condição física do indivíduo para o seu trabalho, objetivando promover a saúde e a socialização dos trabalhadores, atuando na prevenção e terapêutica das possíveis doenças osteomusculares e ligamentares.

OBJETIVOS

A Ginástica Laboral tem como principal objetivo, prevenir o aparecimento de lesões músculo esqueléticas e/ou ligamentares devido a situações de stress; diminuição dos acidentes de trabalho; aumento da produtividade e a melhora do bem-estar geral.

A cada R$ 1,00 investido em programas de qualidade de vida na empresa, ocorre uma economia de R$ 4,00 em despesas de saúde.
METODOLOGIA

Existem vários formatos de Programa de Ginástica Laboral e ao se escolher um determinado tipo de programa dever ser levado em consideração a realidade de cada empresa , elaborando um plano de ação adaptado as condições disponíveis.

Todo programa de Ginástica Laboral dever ser desenvolvido após avaliação criteriosa de todos fatores do ambiente de trabalho e individual dos trabalhadores.
APLICAÇÃO DO PROGRAMA

O Programa de Ginástica Laboral poderá ser aplicado em toda a empresa, iniciando nas áreas críticas de trabalho através de programa piloto.

Os exercícios serão elaborados e aplicados de acordo com as exigências físicas laborais sobre as várias estruturas osteo-musculo-ligamentares dos trabalhadores.
Formas de aplicação:

  • Aquecimento - antes do início das atividades de trabalho, aquecendo o corpo e preparando-o para exercer a atividade laboral
  • Distensionamento - durante a jornada de trabalho, com o objetivo de distensionar e compensar a musculatura sobrecarregada pelo trabalho
  • Relaxamento - após a jornada de trabalho, com o objetivo de relaxar a musculatura e diminuir as tensões musculares provocadas pelo trabalho.
  • Micro pausas - Quando a carga de trabalho ultrapassa as tolerâncias do ser humano (trabalhador) as pausas ou micropausas passam a ser um mecanismo fisiológico de compensação e de prevenção da fadiga crônica, sendo importante a conscientização dos tipos de posturas compensatórias a serem exercitadas durantes esses períodos.

FREQUÊNCIA DAS ATIVIDADES

As atividades físicas laborais devem ser aplicadas todos os dias da semana, para o condicionamento ao hábito de compensar as posturas e esforços musculares e, para que os trabalhadores não sintam-se desmotivados por atividades em dias alternados.

MEDIÇÃO DOS RESULTADOS

Realizada a cada BIMESTRE sendo de vital importância para a administração, correções necessárias e sucesso do Programa de Ginástica Laboral.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br